quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

PORTEL: A FORÇA DA MULHER PORTELENSE DENTRO DO LEGISLATIVO

Euzelir Flores, Drª Marlene , Profª Roisângela, Drª Daylane, Patricia Perdigão e Rosi Lobo.

O resultado das urnas na ultima eleição proporcional no município de Portel demonstrou que o eleitor portelense decidiu que a mulher precisava de mais espaço dentro do parlamento e, de forma inédita, elegeu 6 vereadoras para a legislatura 2025/2028. No Brasil, a média de vereadoras eleitas subiu para 18% na ultima eleição, sendo que em Portel este percentual é de 40% dos assentos no parlamento municipal, mais que o dobro da média nacional. 

São elas:

Euzelir Flores (MDB), foi a mais votada entre as eleitas, obtendo 1.189 votos; é empresária e tem 35 anos, e pela primeira vez concorreu a uma cadeira no parlamento. 

Dra Daylane Medeiros (PP), foi reeleita com 1.131 votos para mais uma legislatura; é odontóloga e tem 37anos.

Dra. Marlene Corrêa (MDB), foi eleita com 1.005 votos para atuar dentro do parlamento em defesa dos direitos do povo portelense. É advogada e tem 40 anos.

Rosiane Lobo (PODE), foi eleita com 964 votos.  É filha de importante liderança do setor da pesca artesanal e atuou fortemente dentro deste seguimento,  obtendo expressiva votação. É contadora e tem 41 anos. 

Profª Rosângela Coelho (PODE), concorrendo a uma vaga para a Câmara pela primeira vez, é de família muito ligada à politica, com um irmão vereador reeleito e seu marido ex-vereador, a vereadora obteve 908 votos. É pedagoga e tem 44 anos, 

Patrícia Perdigão (UNIÃO), foi eleita com 508 votos para seu primeiro mandato como vereadora. Assim como a vereadora Rosângela Coelho, a vereadora Patrícia Perdigão carrega um sobrenome forte na politica portelense. É esposa do ex-vereador e ex-presidente da Casa, Enos Perdigão, e cunhada do vereador reeleito Elizeu Perdigão. É pedagoga e tem 27 anos, a mais jovem dentre as parlamentares. 

************

Para o presidente da Cãmara Municipal de Portel, Charles Gonçalves (PSD) , já era tempo da mulher portelense ter melhor representatividade dentro do parlamento, pois nas ultimas 3 legislaturas, apenas uma mulher conseguiu se eleger (Semone Moura (2013/2016). Rose de Nadal (2017/2020) e Daylane Medeiros (2021/2024), dificultando muito as iniciativas de politicas públicas que contemplassem as mulheres do município. "Eu fico muito feliz por este protagonismo feminino estar acontecendo neste momento em que estou mais uma vez à frente do legislativo", disse o presidente.. No biênio 2023/2024, a Mesa Diretora se empenheu em deixar a estrutura da Casa à disposição da única vereadora e garantiu junto aos demais pares, que a vereadora tivesse o apoio de todos em suas proposições, "Não faltará apoio da presidência da Casa para que a bancada feminina possa desempenhar seus trabalhos dentro e fora do município", concluiu Charles.

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Portel acontecem todas as quintas-feiras, às 9 da manhã, e devem reiniciar no primeiro período legislativo da atual legislatura no dia 21/02.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: VEREADOR BENEDITO FLORES (PSD) EM EXTENSA AGENDA NA CAPITAL

*Com informações extraídas do facebook* O combatente vereador benedito Flores, do PSD, esteve na ultima semana na capital cumprindo extensa ...